MORREU AOS 90 ANOS O ATOR DAVID MCCALLUM EM NOVA YORK

Um ator experiente, ele encontrou fama na década de 1960 como o enigmático Illya Kuryakin, e novamente na década de 2000 como um excêntrico médico legista em “N.C.I.S.”
David McCallum as Illya Kuryakin on “The Man From U.N.C.L.E.” His part was originally meant to be small, but he soon became a fixture of the series — and, somewhat to his annoyance, a sex symbol.Credit...NBC

David McCallum, o ator escocês que se tornou uma sensação surpresa como o enigmático espião russo Illya Kuryakin em “The Man From U.N.C.L.E.” na década de 1960 e encontrou o estrelato na televisão novamente quase 40 anos depois na série de sucesso “NCIS”, morreu na segunda-feira em Nova York. Ele tinha 90 anos.

“NCIS.” anunciou sua morte em uma postagem no X, plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter. O anúncio não incluiu mais informações.

PUBLICIDADE

Treinado na Royal Academy of Dramatic Art de Londres, McCallum era um ator experiente que sabia usar um sotaque ou uma peça de roupa estranha para dar profundidade a um papel. Ele desempenhou uma ampla variedade de papéis no teatro, cinema e televisão, desde Júlio César, de Shakespeare, no Central Park, em 2000, até a voz do Professor Paradoxo na série animada de televisão “Ben 10: Ultimate Alien”, uma década depois.

Ele foi contratado em 1964 para interpretar Illya Kuryakin, o companheiro com sotaque russo de Napoleão Solo de Robert Vaughn, em “The Man From U.N.C.L.E.”, uma série irônica sobre agentes secretos trabalhando para o fictício Comando da Rede Unida para a Lei e Aplicação.

Sua parte deveria ser pequena; ele tinha apenas quatro falas no primeiro episódio. Ele sugeriu que Illya se tornasse mais interessante fazendo-o manter a boca fechada sobre sua vida pessoal (“Ninguém sabe o que Illya Kuryakin faz quando vai para casa à noite”, disse ele a um entrevistador) e um tanto antagônico a Solo.

Para a Louisiana State University em Baton Rouge em 1965, ele foi assediado por estudantes gritando e teve que ser resgatado por policiais.

“As carreatas de McCallum estão agora, por ordem dos chefes de polícia das cidades que ele visita, proibidas de parar em qualquer lugar ao longo da linha de trânsito”, relatou o The New York Times num perfil de 1965. “Se a comitiva diminuísse a velocidade, haveria carnificina nas ruas.”

Mr. McCallum as the eccentric medical examiner Donald Mallard, known as Ducky, on the CBS crime series “N.C.I.S,” a role he played for 20 years.Credit...Monty Brinton/CBS

“O Homem da U.N.C.L.E.” terminou em 1968, e o Sr. McCallum retirou-se felizmente para cargos de menor destaque. Ele continuou a trabalhar de forma constante, principalmente em filmes B e em papéis coadjuvantes na televisão. Ele também desempenhou o papel-título na série de curta duração “The Invisible Man” (1975-76) e no Imperador Joseph II em uma revivificação de “Amadeus” na Broadway em 1999.

Mas onde quer que fosse, disse ele, o agente secreto russo o perseguia. “Já se passaram 30 anos, mas não consigo escapar dele”, disse ele ao The Times em 1998. “Illya Kuryakin está lá 24 horas por dia”.

Em 2003, a sombra russa finalmente encontrou seu par no excêntrico médico legista Donald Mallard, de gravata-borboleta, óculos e óculos, mais conhecido como Ducky, na série policial de sucesso da CBS “N.C.I.S.” Ele permaneceu no programa, que foi consistentemente classificado no Top 10 da Nielsen, por duas décadas. Ele ainda era um membro do elenco quando morreu.

Em entrevistas, McCallum disse que, além de Júlio César, Dr. Mallard era seu papel favorito, em parte porque lhe ensinou muito sobre ciência forense. Ele estudou com patologistas em Los Angeles e até assistiu a autópsias, aprendendo o suficiente para que os roteiristas do programa lhe pedissem conselhos técnicos.

úsica; no auge de sua fama como “U.N.C.L.E.”, a Capitol Records lançou vários álbuns em seu nome, nos quais conduziu interpretações instrumentais de sucessos pop.)

McCallum foi convocado para o exército britânico em 1951 e serviu dois anos, incluindo 10 meses no que hoje é o Gana, como especialista em armas ligeiras. Pouco depois de sua dispensa, ele assinou contrato com a Rank Organization, uma produtora britânica, e começou a atuar tanto no cinema quanto na televisão.

Ele conheceu Jill Ireland, já uma atriz em ascensão na Grã-Bretanha, quando ambos foram escalados para a produção de Rank, “Robbery Under Arms”, em 1957. Ele a pediu em casamento sete dias depois de se conhecerem, e eles se casaram naquela primavera. Em 1961, quando foi escalado para o papel de Judas Iscariotes em “A Maior História Já Contada” (o filme só seria concluído e lançado em 1965), o casal mudou-se para Los Angeles.

Eles pareciam florescer. Eles tiveram três filhos. Ela se tornou uma atriz de TV ocupada e fez várias participações especiais em “The Man From U.N.C.L.E.”, interpretando três personagens diferentes. Mas a tensão do estrelato de McCallum afetou seu casamento, e ela o trocou pelo ator Charles Bronson, que ela conheceu quando McCallum e Bronson estavam filmando “The Great Escape” (1963). Menos de um ano após o divórcio em 1967, o Sr. McCallum casou-se com Katherine Carpenter, uma modelo.

Ela sobrevive a ele. Mais informações sobre seus sobreviventes não estavam disponíveis imediatamente. O Sr. McCallum e sua esposa moravam em Manhattan. A Associated Press disse que a CBS disse que ele morreu em um hospital de Manhattan, mas não explicou por que foi hospitalizado.

Quando “NCIS.” fez de McCallum uma estrela de televisão pela segunda vez, ele achou a fama muito menos opressiva do que da primeira vez. “Em Nova York agora deixo 15 minutos – porque ando por toda parte em Nova York – entre os compromissos porque vou ser parado na rua para falar sobre N.C.I.S. por pelo menos 15 minutos”, disse ele à rádio BBC em uma entrevista em 2009.

“Eu adoro isso”, disse ele, quando questionado se já se cansou desse tipo de atenção. “Nunca me cansei de nada em toda a minha vida.”

Traduzido do inglês via Google Tradutor


Comentários

  1. Qdo tinha 14 pra 15 anos assisti alguns filmes com ele em Caruaru no Cine Santa Rosa. Creio que este cinema não existe mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER É FLAGRADA FAZENDO SEXO COM IDOSO DE MAIS DE OITENTA ANOS EM PÚBLICO

BBB 24 - BONINHO LEVA BRONCA DA DIREÇÃO DA GLOBO E PODE DEIXAR O BBB

VELÓRIO SOLITÁRIO: NENHUM 'AMIGO' COMPARECEU PARA DESPEDIR-SE DO NAHIM