PRESIDENTE DA ARGENTINA TESTA POSITIVO PRA COVID APÓS TER SIDO VACINADO

Alberto Fernández teve diagnóstico confirmado por teste PCR e apresenta sintomas leves; vacina nem sempre impede contaminação, mas sim a forma grave da doença

Daredação| 04/04/2021

Alberto Fernandez garante que está bem fisicamente e animado, mesmo com a testagem positiva tendo ocorrido no dia de seu aniversário de 62 anos Foto: JUAN MABROMATA / AFP


BUENOS AIRES — O governo da Argentina confirmou, na tarde deste sábado, que o presidente Alberto Fernández está com Covid-19 após uma contraprova endossar o resultado do teste rápido realizado na sexta. O mandatário recebeu a segunda dose da vacina Sputnik V há quase dois meses — a imunização nem sempre impede a contaminação pelo coronavírus, mas sim o agravamento do quadro. — Não tenho a menor ideia de como me infectei, tomo muito cuidado. Se não tivesse me vacinado, estaria passando muito mal — disse o presidente em uma entrevista à rádio AM750. — Os médicos me disseram que a vacina evidentemente criou uma quantidade de anticorpos importante para que eu, neste momento, não esteja enfrentando o que uma pessoa de 62 anos [não vacinada] enfrentaria.

Fernández apresentou sintomas leves na noite de sexta, data do seu aniversário, enquanto se preparava para jantar após um dia de trabalho na residência oficial de Olivos. A presença de antígenos para a Covid-19 foi constatada em um teste rápido e o presidente entrou em isolamento preventivo.

“Ao terminar o dia, depois de apresentar febre de 37,3º e uma leve dor de cabeça, fiz um exame rápido no qual testei positivo”, disse o presidente no Twitter durante a madrugada. “Por mais que eu não quisesse terminar o dia do meu aniversário com esta notícia, estou animado”, afirmou.

Em uma nota anunciando o resultado do teste PCR na tarde de ontem, o médico da Casa Rosada, Federico Saavedra, disse que o quadro clínico "é leve, em grande parte devido ao efeito protetor da vacina". Ele afirmou ainda que avaliou pessoalmente o mandatário, cujo estado é "estável, assintomático, com parâmetros dentro da normalidade".

— O médico acabou de ir embora, me examinou dos pés à cabeça, meus pulmões, a saturação. Não tenho nenhum sintoma preocupante — disse Fernández à rádio. — Estou na casa de hóspedes, nem os cachorros vêm me ver.

O presidente argentino tomou as duas doses da vacina Sputnik V, do laboratório russo Gamaleya. A primeira injeção foi aplicada no dia 21 de janeiro, no hospital Posadas, em Buenos Aires, e a segunda em 11 de fevereiro, de acordo com fontes ligadas à Presidência.

No caso da Sputnik V, estudos a partir da fase 3 de testes clínicos mostraram eficácia de 91,6% na prevenção da Covid-19, segundo um artigo revisado por pares publicado na revista científica Lancet em fevereiro. Para casos graves, a proteção constatada foi de 100%. O estudo indica que a vacina não dá a garantia completa de que uma pessoa não vá contrair a doença. No entanto, os imunizantes impedem que o quadro de saúde evolua para uma situação mais grave.

“Entrei em contato com as pessoas com as quais estive reunido nas últimas 48 horas para que façam isolamento. Peço a todos que se preservem seguindo as recomendações. É evidente que a pandemia não passou e devemos continuar nos cuidando", disse Fernández no Twitter.

#AmajobeEntertainment

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER É FLAGRADA FAZENDO SEXO COM IDOSO DE MAIS DE OITENTA ANOS EM PÚBLICO

BBB 24 - BONINHO LEVA BRONCA DA DIREÇÃO DA GLOBO E PODE DEIXAR O BBB

VELÓRIO SOLITÁRIO: NENHUM 'AMIGO' COMPARECEU PARA DESPEDIR-SE DO NAHIM